DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2018

 

Hoje é o dia de comemorar o Dia Mundial da Água. Na verdade, o dia da água são todos os dias. Usamos água todos os dias, segundo a segundos. Também devemos protege-la e conserva-la todos os dias, segundo a segundo

Contudo, é necessário ter um dia central para refletir e comemorar a data.

Este ano o tema declarado pelas Nações Unidas (ONU) é SOLUÇÕES NATURAIS PARA A ÁGUA. Ou Água e Natureza. É sem duvida um tema importante e reflete que água mantem a natureza e a natureza sabe como cuidar da água.

Necessário utilizar a técnica o conhecimento da natureza para planejar e gerir a água.

Nos humanos fazemos intervenções e sempre, ou quase sempre, estamos interferindo na sua qualidade e quantidade.

Com a realização do oitavo Forum Mundial da Água em Brasilia, este tema demonstra bem a sua importância. O Forum é um grande evento, com excelentes oportunidades, milhares de pessoas, centenas de organizações e instituições, centenas de encontros e reuniões. Grandes oportunidades.

Veremos o que sai, o legado deste evento para o Brasil e América Latina.

Um dos legados que presenciamos ontem, sem desprezar de forma alguma os demais, foi tratar deste tema da comemoração do Dia Mundial da Água. Uma campanha iniciada pela CLASSE 4 NÃO. Classe 4 dos rios no Brasil significa rios mortos que servem somente para receber efluentes especialmente esgoto sanitário, bruto ou com tratamento ineficiente. Abordaremos esse assunto neste espaço ao longo do tempo.

A legislação brasileira, e que trataremos nesse espaço aos poucos, permite que se classifique rios e córregos em de águas superficiais em 5 CLASSES: especial, 1, 2, 3 e 4. A CLASSE 4 é a PIOR e deve ser banida do cenário nacional; a campanha significa, esforço para que não se tenha mais Classe 4 no Brasil. Excelente iniciativa. Singela e grande iniciativa entre milhares de ações que estão acontecendo no Forum Mundial da Água.

Seguimos em frente. O caminho é longo

Facilitadores do AGUASSEMFRONTEIRAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *